Apresentação MICAR 2018

A completar o seu primeiro quinquénio a Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), organizada pela SOS Racismo, apresenta-se nesta 5ª edição com maior maturidade e a reforçada irreverência de quem quer vir para ficar!

Ao coincidir com os 50 anos do Maio de 68, marco significativo para muitas das lutas pelos direitos civis, lutas empenhadas em dar voz e liberdade aos colocados à margem, desconsiderados e discriminados, a MICAR compromete-se nesta edição a dar voz e imagem às Minorias. Dispersas e presentes por todo o mundo, pelas mais diversas latitudes e longitudes, as Minorias constituem-se de grupos, comunidades, etnias que não se identificam apenas pela sua dimensão numérica. Várias outras dimensões podem e devem ser consideradas, nomeadamente nas relações que se estabelecem de subordinado e dominante, opressor e oprimido, igual e diferente, homogéneo e heterogéneo. A MICAR não pretende ficar pela discussão da definição sociológica e de identidade cultural de Minoria mas insiste na reflexão da sua dimensão política, desta feita pela via do cinema.

Assim, de 4 a 7 de Outubro a MICAR está de volta ao Teatro Municipal do Porto. Dedicará o primeiro dia a sessões de cinema para o público infanto-juvenil, complementadas por uma proposta de exploração aos temas apresentados. Seguem-se três dias de intensa programação, diversa e inclusiva, com sessões à tarde e noite para o público adulto. Contará ainda com dois momentos de debate diários, ao fim da tarde e na sessão da noite, contando com a presença de alguns dos realizadores dos filmes e outros convidados.

Para e por tudo isto, a MICAR e a SOS Racismo contam com a vossa presença e participação!