Roadmap to apartheid
de Ana Nogueira, Eron Davidson |EUA, 2012, Documentário, 1h35, M/12 | Legendado em Português
“Uma menina judia que eu conheço, depois do seu último ano de escola na África do Sul, foi com seus colegas para Israel para um encontro cultural. A dada altura tomou conhecimento que judeus e árabes não se podem se casar. “Mas não é como o apartheid?”, diz ela…”
Este foi o mote para o documentário, que, de uma forma cativante, traça as comparações entre o Apartheid Sul Africano e o regime opressor de Israel nos territórios ocupados da Palestina.
Numa longa sequência em tela dividida: à esquerda, o apartheid da África do Sul; à direita imagens espelhadas, e em tudo semelhantes, de Israel – soldados verificando passes, a polícia a bater, com bastões, em civis desarmados, soldados impedindo filmagens, jovens a arremessar pedras a carros blindados, costas nuas mostrando as feridas da tortura, os cadáveres dos desordeiros, pneus queimados, retroescavadoras demolindo casas, despejos, acampamentos de tendas, funerais políticos, mulheres chorosas – imagens omnipresentes encontradas em qualquer lugar em que um Estado mostra a sua autoridade pela violência.
Filme seguido de debate