Eu não sou Pilatus
Welket Bungué | Portugal, 2019, documentário, 11′, M/12
[ESTA CURTA-METRAGEM SERÁ EXIBIDA ANTES DO FILME “What you gonna do when the world is on fire?”]
“Eu não sou Pilatus” é um Manifesto artístico da autoria de Welket Bungué. Este filme faz uma releitura sobre o caso de violência policial ocorrido no Bairro da Jamaica (Margem Sul, Lisboa) em Janeiro de 2019, que chocou os portugueses e a diáspora africana. No seu rescaldo, e pela primeira vez, um grupo organizado de pessoas racializadas organizaram uma manifestação pacífica que ocupou espaço público e desceu a Av. da Liberdade em Lisboa. A reação foi o total desrespeito pelos direitos civis por parte das forças policiais e, enquanto sociedade, continuamos a manifestar uma espécie de sentimento pelo outro, aparentemente inusitado e distante, um racismo endémico, purgante e castrador.
To us, we understand perfectly. This the state we have become. However, we want civil rights to be respected, but we continue to express a kind of feeling for the other, apparently unusual and distant, an endemic, purgative and distancing racism. Here I express myself.
Para nós entende-se perfeitamente. Esse é o Estado em que nos tornámos. No entanto queremos que os direitos civis sejam respeitados, mas continuamos a manifestar uma espécie de sentimento pelo outro, aparentemente inusitado e distante, um racismo endémico, purgante e distanciador.